Mais potência e aceleração mais rápida.A Yamaha anuncia o novo e avançado F100.

Ainda mais leve e mais compacto, esta foi a forma de elaboração por parte da Yamaha do F100 de última geração mais rápido e mais potente

Quando se revoluciona o desenvolvimento e a produção dos motores fora de borda mais avançados a nível mundial, para uma comercialização da gama mais ampla e adequada, que proporciona uma potência fora de borda a 4 tempos limpa, suave e económica e que é, simultaneamente, adequada a todas as aplicações possíveis, o que se segue?

No caso da Yamaha, a marca pretende expandir e explorar a sua experiência com essa tecnologia para melhorar e aperfeiçoar ainda mais os modelos de referência.

O caso em questão aborda o novo F100 que será lançado pela Yamaha de forma estável no início de 2017. Já bem estabelecido como um motor de gama média altamente desejável e com uma performance notável, em especial para desportos aquáticos, pesca em alto mar e atividades de lazer, conta agora com ainda mais potência e uma aceleração ainda mais rápida.

Sem comprometer as características lendárias de resistência e fiabilidade pelas quais todos os motores da Yamaha são famosos mundialmente, os engenheiros não só voltaram a conceber alguns elementos para tornar este último modelo ainda mais compacto, como também alcançaram uma redução de peso significativa. Qual é o resultado? Mais potência, mais velocidade e uma aceleração de saída ainda mais acentuada. Estes fatores contribuem para tornar qualquer barco mais intenso e com uma maior capacidade de resposta e proporcionam a solução perfeita para proprietários de motores a 2 tempos mais antigos que pretendam desfrutar das muitas vantagens irresistíveis de contar com a tecnologia a 4 tempos mais recente à popa.

O F100 não só proporciona este nível superior de performance, como também é ainda mais suave e silencioso, apresentando níveis de som e de vibrações extremamente reduzidos, especialmente percetíveis a velocidades de funcionamento inferiores, e tudo graças ao novo design do sistema de escape, além de um silenciador de admissão e da melhor rigidez da própria unidade de motor.

A compatibilidade total com o sistema digital de rede exclusivo da Yamaha proporciona um impressionante conjunto de funções e opções de controlo sofisticadas, incluindo a disponibilidade de uma vasta gama de manómetros digitais, o controlo VTS (velocidade de ajuste variável) e o exclusivo sistema de proteção antirroubo Y-COP.

O nosso manípulo multifunções é outra das opções apelativas deste motor. Possui um controlo de mudanças montado na frente de alcance fácil pelo condutor, um punho robusto de grandes dimensões e um punho de aceleração rotativo, para uma direção, utilização e manobra confortáveis. O sistema VTS (velocidade de ajuste variável) integral não só proporciona um ralenti inferior ao normal, também permite controlar a velocidade de ajuste em passos simples de 50 rpm, o que é ideal para a pesca.

Com gráficos elegantes e uma conduta de admissão de ar para o lado de drenagem de água concebida de forma inteligente, o nosso mais recente design de capota superior complementa o novo e entusiasmante F100. A sensação e o aspeto bastante sólidos deste novo e entusiasmante motor é mesmo algo em que os proprietários da Yamaha realmente reparam e apreciam.

 

Resumo das especificações - Yamaha F100

Nome do modelo:
F100F

Tipo de motor:
4 tempos • 4 ciclos • 16 válvulas • SOHC

Cilindrada:
1832 cc

Potência de saída do veio de transmissão longitudinal:
73,5 kW (100 ps) a 5500 rpm

Gama de rotações na aceleração máxima:
5000 - 6000 rpm

Relação de transmissão:
2,15 (28/13)

Sistema de indução de combustível:
Injeção eletrónica de combustível (EFI)

Sistema de ignição:
Microcomputador TCI                  

Sistema de lubrificação:
Cárter húmido

Capacidade do cárter do óleo (litros):
3,2

Sistema de escape:
Através do cubo de hélice

Sistema de refrigeração:
Água bruta (controlada de forma termostática)

Alternador:
12 V - 35 A com retificador/regulador

Sistema de arranque:
Elétrico

Controlo:
Controlo remoto

Sistema de inclinação:
Power Trim & Tilt

Navegação em águas pouco profundas:
Padrão -

Altura recomendada da popa:
L: 516 mm • X: 643 mm

Peso em seco com hélice (kg):
162 (L) • 166 (X)

Modelos disponíveis:
ETL • ETX